Confira aqui as principais qualidades de uma alimentação desse tipo.
1. CARNES
Seja de boi, frango ou peixe, elas possuem alto teor de ferro heme (hemínico ou orgânico), só encontrado nesses alimentos, e zinco, que previnem anemia e ajudam na formação dos sistemas nervoso e circulatório.
2. CEREAIS
Itens como arroz branco e integral, aveia, massas, batatas e mandioca são fontes ricas de carboidratos complexos, ótimos para dar energia.
3. FÍGADO
Rico em vitamina K, esse alimento é responsável pelo processo de coagulação sanguínea.
4. FEIJÃO
O feijão é uma poderosa fonte de proteína, ferro não heme (não hemínico) – que está presente também nos vegetais, no leite e nos ovos – e fibras.
5. FRUTAS IN NATURA
As frutas são excelentes fontes de vitaminas e fibras. As cítricas são ricas em vitamina C, que auxiliam na imunidade e na absorção do ferro não heme proveniente de alimentos de origem vegetal.
6. VEGETAIS AMARELO-ALARANJADOS
Alimentos como cenoura, abóbora, manga e mamão possuem grande concentração de vitamina A, previnem a cegueira noturna e auxiliam no desenvolvimento celular.
7. VEGETAIS VERDES ESCUROS
Fontes de vitamina A e C, ácido fólico e potássio, o espinafre, o brócolis, a couve e o agrião, por exemplo, ajudam na contração muscular e no bom desempenho cerebral.
8. HORTALIÇAS CRUAS
Nas saladas, as hortaliças são um prato cheio de fibras que ajudam no funcionamento intestinal.
9. AZEITE, ÓLEOS, MANTEIGA E MARGARINAS
Apesar de serem consumidos em pequena quantidade, esses alimentos são energéticos e ricos em vitaminas lipossolúveis e ácidos graxos essenciais.
10. ÁGUA
Além de ser importantíssima para a hidratação do corpo, é enriquecida com flúor, essencial para a mineralização de dentes e ossos.
11. LATICÍNIOS
Os laticínios, como todo derivado de leite de qualidade, possui elevado teor de cálcio e fósforo indispensável para o crescimento e manutenção dos ossos.
12. AÇUCAR
O açúcar, quando de boa qualidade destaca-se como nutriente energético, ou por conferir propriedades características aos alimentos quando processados, como textura, corpo, palatabilidade, estabilidade, volume, entre outras ações específicas presentes em doces, sobremesas e outras preparações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário