quarta-feira, 13 de maio de 2015

Por uma alimentação saudável e confortável

Uma alimentação saudável e confortável é aquela que consegue dar ao corpo os nutrientes necessários para a sua manutenção, e proporcionar a mente o conforto de uma comida bem feita, na quantidade certa da sua satisfação.
E o que transforma a comida numa alimentação pouco saudável?
Cada corpo metaboliza o alimento de uma maneira diferente. Sabe-se hoje que fatores como stress, sedentarismo e pouco tempo para se alimentar, podem vir a influir mais que uma dieta na saúde do corpo, e na construção de uma vida com qualidade.
Excesso de sódio, gorduras saturadas, falta de um ou outro componente alimentar, uso de ingredientes industrializados, conservação inadequada e outros fatores podem transformar aquilo que você come num veneno para a sua saúde.
Em nossa cozinha procuramos fugir dessas práticas, trabalhando na construção de um cardápio inspirado no conceito da “slow food”, aquela comidinha da roça cultuada por todos, preparada com ingredientes frescos e certificado da origem, que na nossa matriz gastronômica ganha o toque de diferentes temperos e condimentos os mais variados. Por isso nossa comida, além de saudável , é confortável, uma “homemade foods” de estilo gourmet com sabor caseiro.
E o que vem a ser para nós um alimento confortável?
O alimento confortável é o alimento de quem trabalha de quem produz, de quem queima calorias em suas atividades no dia a dia, e que reserva na sua rotina o tempo necessário para se alimentar com qualidade. Deve saciar não só aos olhos como ao paladar, alimento que guarda em si um certo ar de nostalgia, trazendo a memória o mesmo prazer de quando comido a primeira vez, pela maneira simples do preparo.
Quem não se lembra do ovo frito da mãe com aquela borda crocante? Do arroz soltinho e do feijão bem temperado? Ou ainda, daquela macarronada dos dias de domingo, suculenta no molho e com uma variedade dos ingredientes e repleta de sabor?
Complementarmente ao padrão de conforto que uma alimentação rica em carboidratos trás, esse tipo de comida é capaz de despertar emoções positivas, e aliviar qualquer causa de stress, satisfazendo o desejo daqueles que gostam de comer bem